Parcerias
O Programa Niterói Jovem EcoSocial, foi desenvolvido pela Prefeitura de Niterói em 2018 e, atualmente, sua gestão está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Participação Social de Niterói-SEMPAS.
O Programa atende 500 adolescentes e jovens entre 16 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade social, residentes em 26 comunidades da nossa cidade, oferecendo qualificação profissional com acompanhamento social e pedagógico do SESI.
Como contrapartida, os adolescentes e jovens participam de ações e atividades de educação ambiental em seus territórios, onde desenvolvem técnicas baseadas nos eixos temáticos do programa (Áreas Verdes, Corpos hídricos / Água / Oceanos, Resíduos Sólidos, Defesa Civil e Parques).
O Instituto Três Romãs firmou parceria, por Termo de Colaboração, com a Secretaria Municipal de Participação Social – SEMPAS, órgão gestor do Programa Niterói Jovem EcoSocial, para acompanhamento e execução das atividades práticas no campo, realizadas nas comunidades alcançadas pelo Programa, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento do jovem e sua relação com o meio em que vive.
O Programa Niterói Jovem EcoSocial faz parte da Política Municipal de Prevenção à Violência, que estabelece os eixos do Pacto Niterói Contra Violência e a implantação de ações integradas de mitigação da violência em nosso município.
Atualmente, conforme Processo Administrativo Nº 9.900.009.682/2022 o acompanhamento e gestão das atividades práticas de campo do Programa Niterói Jovem EcoSocial é realizada em regime de parceria com Instituto Três Romãs.
Iniciado em 2021 é uma política pública que faz parte do eixo de prevenção do Pacto Niterói Contra a Violência, sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Participação Social (SEMPAS) em conjunto com o Pacto Niterói contra Violência, que tem seus eixos estabelecidos pela Política Municipal de Prevenção a Violência, através do Decreto Municipal 13.378/2019 publicado em 07 de novembro de 2019.
É um equipamento público de gestão compartilhada, reunindo em um só local instituições públicas e privadas para acolhimento e encaminhamento das pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares.
A iniciativa tem como foco criar uma articulação política intersetorial e interinstitucional de inclusão social, após a liberdade e impedir a reincidência criminal.
Atualmente, conforme Processo Administrativo Nº 130/41/2021 – Edital 002/2023, a gestão e operacionalização do Programa Rede Acolher é realizada em regime de parceria com Instituto Três Romãs.
Av. Ernani do Amaral Peixoto, 207 – 1515 – Niterói – RJ
instituto@tresromas.org
© Três Romãs 2024