Alunos participam ainda de diversas ações da prefeitura, como reflorestamento e prevenção de queimadas
De acordo com a prefeitura, atualmente 181 alunos estão empregados, sendo 63 em suas áreas de formação e 118 em outras atividades. Durante o projeto, os participantes receberam uma bolsa-auxílio de R$ 750, além de auxílio transporte e alimentação. A próxima turma do programa terá 750 vagas para jovens em situação de vulnerabilidade social. As inscrições para matrículas começarão na primeira quinzena de julho, de forma presencial, e serão oferecidas em 22 comunidades. Os locais e disciplinas de formação ainda serão definidos.
Uma das alunas recém-formadas no curso de TI, Rebeca Avelar, de 18 anos, soube dos cursos oferecidos depois que sua mãe recebeu a informação através de um grupo no WhatsApp, em 2022. Moradora da comunidade Nova Brasília, na Engenhoca, Rebeca se inscreveu no curso oferecido no polo Senai, no bairro vizinho, o Barreto.
—Fiz o curso junto com meu ensino médio numa escola no Fonseca. Agora estou na expectativa de conseguir um trabalho na área. Gosto muito de tecnologia e esse curso me deu mais certeza disso. Fez toda a diferença para minha formação— conta.
Em nota, a prefeitura afirmou que o curso possui três eixos principais: a inclusão social, o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais por meio de capacitação técnica e a educação ambiental. Os alunos participam ainda de diversas ações desenvolvidas na cidade, como reflorestamento, manutenção de recursos hídricos, prevenção de queimadas, atividades de Defesa Civil e sinalização de trilhas. Outro desdobramento citado pela prefeitura foi a implementação de 12 hortas comunitárias.
Fonte: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/niteroi/noticia/2024/06/12/projeto-em-niteroi-oferece-formacao-tecnica-a-jovens-em-vulnerabilidade-social.ghtml